sexta-feira, 22 de julho de 2011

Turma inicio 2011

Academia FCM Esportes, turma que iniciou o ano de 2011.

Técnicas de Kickboxing.


A BASE:

PARALELA:
Base indicada para trabalhos iniciais, podendo ser usada para trabalhos mais intensos.

FRONTAL:
Base mais usada. Pelo fato de ser a base de luta, é usada em toda parte prática dos chutes, bem como na parte dos socos (pés voltados para frente na linha dos ombros e pernas semi-flexionadas com distância de um passo)

GUARDA:
É o ato de levar os punhos até a altura do queixo, fechando os cotovelos próximos às costelas. Na base esquerda, a mão esquerda fica à frente; na direita, é o oposto.
Para o aprendizado de socos e chutes, o atleta deve ter uma boa base e uma guarda firme.

CHUTES

CHUTES FRONTAIS 
 
MAE GERI:
Chute frontal com a planta do pé, realizando uma flexão de dedos e batendo com a parte plantar, vulgarmente conhecida como bola do pé.

MIKAZUKI (INT E EXT):
Chute frontal semi circular de fora para dentro ou de dentro para fora, feito com as partes interna e externa dos pés, respectivamente.

KAKATO (cobertura):
Chute por cobertura com o objetivo de golpear o adversário na cabeça, no peito ou no ombro, com o calcanhar.

CHUTES LATERAIS 
 
MAWASHI GERI:
Chute lateral com o peito do pé.

YOKO GERI:
Chute lateral com a faca do pé, mais especificamente a parte externa do pé.

URA MAWASHI:
Chute lateral com movimento de extensão, seguido de flexão do joelho, atingindo o adversário com a planta do pé ou com o calcanhar, vulgarmente conhecido como chute gancho.

CHUTES GIRATÓRIOS
Chute no qual se executa uma rotação completa no eixo de uma das pernas podendo ao final do giro golpear com variações de alguns dos golpes acima. USHIRO...

CHUTES SALTANDO
São chutes desferidos como atleta saltando e executando o golpe do ar, na maioria das vezes são o mesmos chutes que se faz parado, algumas diferenças são apresentadas em alguns golpes que veremos em outros artigos. A maioria são golpes avançados e de grande risco para ambos os atletas.

SOCOS

JAB:
Soco em linha reta, com a mão da perna da frente independente de base.
OBS : O movimento do corpo do atleta deve ser feito na ponta dos pés, com o cotovelo fechado e com rotação dos quadris; deve ser trabalhado nas 2 bases, paralela e frontal (Dir. e Esq.). No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para o solo.

DIRETO:
Soco em linha reta, com a mão da perna de trás independente da base.
OBS : O movimento do corpo do atleta deve ser feito na ponta dos pés, com o cotovelo fechado e com rotação dos quadris; deve ser trabalhado nas 2 bases, paralela e frontal (Dir. e Esq.). No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para o solo.

CRUZADO:
Soco formando um ângulo de 90 graus entre braço e antebraço , mantendo o cotovelo na altura do ombro, movimento de rotação interna. Terminando o movimento, volta-se o cotovelo para baixo, mantendo sempre a mão na direção do queixo. Pode ser aplicado com os 2 braços nas 2 bases. No momento do contato do golpe a palma da mão pode ficar voltada para a face ou para o solo.

UPPERCUT:
Soco ascendente, utilizado numa movimentação corpo a corpo. Braço com uma pequena angulação de abertura. Visa o queixo do adversário.
OBS : Trabalhado nas 2 bases com os 2 braços, no momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para a face.

GANCHO (HOOK):
Soco em direção ao tronco, utilizado numa movimentação corpo a corpo. Braço com uma média angulação de abertura. O objetivo principal é acertar as costelas e o plexo. No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para cima.

CETTER:
Soco giratório executado com um giro sobre o eixo do corpo, o qual se finaliza atingindo o adversário com as costas da mão.

URAKEM:
Soco frontal, sendo executado com as costas da mão.